Para fazer o ROV movimentar-se para cima e para baixo e mover-se para um lado e para o outro com apenas três motores seria necessário inverter a polaridade destes. Para tanto, ter tais atributos é preciso que o projeto seja automatizado. O primeiro passo para tal automatização é fazer um circuito eletrônico, que neste caso é muito utilizado para inversão de polaridade de motor DC, chamado de ponte H.
LAYOUT DA PONTE H |
Após ter o layout simplificado da ponte H, começamos a projetá-la no software Proteus, este programa é um ambiente que simula, entre outras, placas de circuito impresso. Este suíte agrega o ambiente ISIS e ARES, onde o primeiro é um simulador de circuitos, e o segundo é um programa de desenho de circuito impresso. Depois de projetar a placa no ambiente ARES conseguimos um layout detalhado do nosso circuito eletrônico.
Agora que já temos o circuito todo pronto só falta os componentes para a confecção da placa.
Iremos precisar:
Placa de fenolite do tamanho necessário(no nosso caso 15X8,5):
6 relés de 5V:
6 transistor BC 548:
6 diodos 1N 4007 DC:
6 resistências de 10K:
Percloreto de ferro, ácido que tem a capacidade de corroer metais, irá ser utilizado na corrosão do cobre da placa de fenolite para criar as trilhas elétricas:
Agora que temos todos os materiais para fazer a placa vamos começar a montar.
O primeiro passo foi imprimir, em uma impressora a laser e em papel couchê, o circuito.
Depois cortamos a placa de fenolite no tamanho desejado.
Com a placa no tamanho desejada, fizemos uma limpeza nela passando esponja de aço bem devagar no cobre.
Com o circuito já impresso no papel couchê e a placa no tamanho desejado já limpa colocamos a impressão voltada para a parte de cobre da placa, e então passamos ferro de roupa(quente) até o papel ficar com a aparência de húmido.
O próximo passo foi retirar o papel, quando fizemos isso observamos que a placa estava com as trilhas toda impressa nela, mas ainda continha algumas falhas, que foi simplesmente corrigida com caneta de marcar CD.
Preparamos a solução de percloreto de ferro, neste passo tomamos muito cuidado pois se fizermos algo errado poderia ficar muito perigoso. Primeiro colocamos 300ml de água(sempre o soluto é colocado no solvente) pois caso contrario devido a reação exotérmica pode ocorrer um acidente grave! Então com cuidado despejamos o ácido na água, sem deixar restos.(Atenção! Utilizar em vasilhas de plástico ou vidro,pois pode corroer qualquer metal, da mesma forma estes cuidados devem ser tomados no armazenamento do ácido, sempre lembrando de colocar um rótulo com aviso pra evitar acidentes)
Mexa a solução com uma varinha de plástico ou madeira.
Agora pegamos nossa placa já preparada para ser corroída e a amarramos em um fio encapado para manuseá-la melhor.
Depois de uns 5 a 7 minutos quando retiramos a placa ela estava toda corroída apresentando apenas as trilas elétricas.
Como já temos a placa toda corroída falta fazer os furos para encaixar os componentes eletrônicos. Neste passo existe uma furadeira apropriada para isso, mas como não tínhamos esta maquina utilizamos um motor de mesa, material utilizado por protéticos.
Após fazer todos os furo obtemos:
Com a placa toda furada esperando pelos componentes começamos a encaixá-los e solda-los usando para isso um ferro de solda e solda de estanho.
Depois de cumprir todos estes passos obtemos uma ponte H, que é capaz de inverter a rotação de três motores DC, assim possibilitando que com apenas estes motores consigamos realizar os movimentos de subida, descida e de curva para os dois lados do nosso ROV.
Circuito eletrônico - Ponte H |
Fundo do circuito eletrônico - Ponte H |